Voltar para o topo

Notícias

13/07/19 15:00

Ketleyn Quadros e João Macedo faturam pratas no segundo dia de Grand Prix de Budapeste

Com ouro de Rafaela e os resultados deste sábado, Brasil subiu para o segundo lugar no quadro geral de medalhas, ficando atrás apenas do Japão, que tem três ouros


O judô brasileiro voltou a subir ao pódio do Grand Prix de Budapeste, neste sábado. Um dia depois de Rafaela Silva conquistar o ouro do 57kg, outros dois brasileiros chegaram às finais de suas categorias e trouxeram mais duas medalhas para o país. A dobradinha veio com Ketleyn Quadros (63kg) e João Pedro Macedo (81kg), ambos vice-campeões em Budapeste.

Em preparação para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Tóquio, em agosto, Ketleyn Quadros mostrou segurança nos golpes e passou bem pelas preliminares. Venceu Lubjanan Piovesana (Grã-Bretanha), Edwige Gwend (Itália), Karolina Talach (Polônia), Dena Pohl (Alemanha) e Szofi Ozbas (Hungria).

Na final, encarou a japonesa Masako Doi em combate estratégico que terminou sem pontuações no placar. Ketleyn defendeu bem os poucos ataques da japonesa, que já havia sido punida duas vezes por pegada irregular, mas acabou sofrendo três punições.

"Uma medalha no Circuito Mundial a essa altura traz confiança para o Mundial no sentido de mostrar que estamos no caminho certo na preparação. Tenho muito que agradecer tanto os treinos disponibilizados pela CBJ, quanto pelo meu clube Sogipa, muito comprometido com essa causa de 2020", projetou Ketleyn, que somou mais 490 pontos na ranking mundial e busca uma classificação na sua segunda Olimpíada.

João Pedro Macedo surpreende e conquista sua primeira medalha no Circuito

A segunda medalha brasileira do dia veio com o meio-médio João Pedro Macedo. Ele chegou à final de uma categoria que contava com alguns dos top 10 do mundo, como Sagi Muki, Frank de Wit, Ivailo Ivanov e até o campeão olímpico Khasan Khalmurzaev.

Mas, todos eles ficaram pelo caminho e a final acabou sendo protagonizada por duas surpresas: o brasileiro e o georgiano Tato Grigalashvili, de apenas 19 anos.

Depois de passar por Timo Cavelius (Alemanha), Jim Heijman (Holanda), Antonio Esposito (Itália) e Ruslan Mussayev (Cazaquistão), João encarou o dominicano Madickson Del Orbe na semifinal e não teve vida fácil. Sofreu um waza-ari, mas conseguiu buscar o ippon para se garantir na final.

Na luta pelo ouro, porém, o brasileiro não conteve os eficazes ataques de Grigalashvili e caiu de waza-ari duas vezes. Apesar da derrota, a prata teve um quê de especial para o judoca.

"Essa é minha primeira medalha em Grand Prix. Estou muito agradecido por tudo o que aconteceu hoje. Consegui fazer boas lutas e agora o treinamento segue para os próximos desafios. Agradeço aos meus parceiros de treino, meu clube, minha família, amigos que me apoiam e a Deus também", comemorou o atleta que defende as cores da Sogipa, do Rio Grande do Sul.

Quinto lugar para Maria Portela em "clássico" pan-americano

O judô brasileiro ainda teve uma terceira chance de pódio com a médio Maria Portela. Atual número seis no ranking mundial, Portela chegou como cabeça de chave e confirmou o posto ao vencer todas as adversárias nas preliminares. Bateu Taisia Kireeva, da Rússia, superou sua ex-compatriota Barbara Timo (Portugal) com um waza-ari e venceu Miriam Butkereit, da Alemanha, nas quartas.

A primeira derrota veio na semifinal após ser imobilizada pela britânica Gemma Howell, que conquistou o ouro ao final do dia.

Por fim, na disputa pelo bronze, Portela encarou uma velha conhecida, a canadense Kelita Zupancic. As duas já se enfrentaram 16 vezes e Maria tem 10 vitórias sobre Zupancic. dessa vez, a arbitragem foi rigorosa numa luta bastante apertada e definiu a campeã nas punições. Pior para Portela, que levou três, contra duas de Zupancic.

Leandro Guilheiro (81kg) e Ellen Santana (70kg) também lutaram neste sábado, mas pararam na primeira rodada. Guilheiro perdeu para Anri Egutidze, de Portugal, nas punições, enquanto Ellen caiu para a chinesa Xiaoqian Sun, com um waza-ari no golden score.

O Grand Prix de Budapeste continua no final de semana com mais brasileiros em ação. Confira a agenda abaixo.

 

GRAND PRIX DE BUDAPESTE 2019

CHAVES COMPLETAS: ippon.org

HORÁRIOS

5h30 - Preliminares
12h00 - Finais


TRANSMISSÃO AO VIVO: live.ijf.org

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA, 12


Eduarda Francisco (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Rafaela Silva (57kg), Tamires Crude (57kg), Phelipe Pelim (60kg), Ítalo Carvalho (60kg), Diego Santos (66kg)

SÁBADO, 13

Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Ellen Santana (70kg), Jeferson Santos Jr (73kg), Leandro Guilheiro (81kg) e João Pedro Macedo (81kg)

DOMINGO, 14

Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg) e Matheus Assis (90kg)

Foto: Ben Urban/IJF Media Team







Veja Também
25/08/19 23:34 Brasileiros param nas preliminares no primeiro dia do Campeonato Mundial de Judô 24/08/19 05:06 Sorteio das chaves define confrontos dos brasileiros no Campeonato Mundial de Judô 23/08/19 09:10 Mundial de judô começa neste sábado, em Tóquio, com 18 brasileiros em ação 23/08/19 22:26 Guia para judocas de "primeiro randori" no Japão 22/08/19 21:56 Presidente Silvio Acácio Borges representa a CBJ na Assembleia Ordinária da FIJ, em Tóquio 22/08/19 01:28 Mizuno renova patrocínio à Confederação Brasileira de Judô e seguirá fornecendo material esportivo à seleção 21/08/19 13:35 Tradicional Torneio Rocha reúne mais de 760 atletas em mais uma edição de sucesso 21/08/19 12:55 Judô brasileiro conquista 98 medalhas no Campeonato Pan-Americano de Veteranos 21/08/19 09:48 CBJ, IKB, FPRJ e Embaixada do Japão fazem reunião pré-intercâmbio com professores selecionados para o programa 20/08/19 04:30 Seleção recebe homenagens em almoço de confraternização promovido pela prefeitura de Hamamatsu
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB