Voltar para o topo

Notícias

18/06/19 17:46

Professores iniciam curso prático de Instrutor da IJF Academy em Pindamonhangaba

Abertura oficial aconteceu nessa segunda-feira, 17, com a presença de autoridades da CBJ e da Federação Internacional de Judô

Começaram nessa segunda-feira, 17, as aulas práticas do curso de Instrutor da IJF Academy, inédito no Brasil. A turma, formada por 32 professores e 16 árbitros, recebeu as boas vindas na abertura oficial do curso, que contou com a presença de autoridades da Confederação Brasileira de Judô e da Federação Internacional de Judô, em Pindamonhangaba, São Paulo, local das aulas até o próximo sábado, 22.

"É uma das nossas metas estarmos capacitando os nossos profissionais a exemplo do que já estamos fazendo também junto à Embaixada do Japão com o projeto Judô nas Escolas. Desejo a esses quase 50 profissionais aqui reunidos um bom aproveitamento e que a gente consiga fazer o nosso judô cada vez melhor", ressaltou o presidente da CBJ, Silvio Acácio Borges, que prestigiou a abertura oficial ao lado dos gestores da CBJ, Robnelson Ferreira, Ney Wilson Pereira e Matheus Theotônio, além do professor Michiharu Sogabe, membro do Conselho Nacional de Graduação. 

Por parte da FIJ, os representantes foram o diretor esportivo Daniel Lascau, o professor doutor Tibor Kozsla e o professor Franck Moussima.

Em suas falas, os professores destacaram a importância da iniciativa junto à CBJ para trazer o curso ao Brasil e os objetivos que a FIJ pretende alcançar com o seu programa educacional.

"A FIJ está fazendo o possível para estar em todos os cinco continentes. 125 países e milhares de estudantes vêm participando dos cursos da IJF Academy. Nós temos um grande respeito pelo Judô Kodokan e queremos repassar isso a todos aqueles que participarem dos nossos cursos", explicou Daniel Lascau. "Este curso foi feito para os professores. Mas, a parte prática também foi desenvolvida para os árbitros. Gostaria de agradecer à CBJ e à Solidariedada Olímpica, além de desejar uma ótima semana a todos. Espero que retornem às suas casas com muito conhecimento na bagagem", completa.

"Agradeço ao presidente da CBJ por apoiar essa iniciativa. Nós conversamos muito durante o Campeonato Mundial, em Baku, no ano passado e, finalmente, conseguimos realizar o curso no Brasil. Estamos muito felizes em estar num país com muita história e uma enorme reputação no judô. Gostaríamos de trabalhar em equipe durante essa semana, ensinando e aprendendo com todos vocês", complementou Tibor Kozsla.

A programação das atividades dessa semana será intensa para os 48 alunos inscritos no curso. Serão seis horas diárias de práticas no dojô do Hotel Colonial Plaza, com aulas de Nage-Waza, Katame-waza e Nage no Kata. Ao final, o aprendizado dos alunos será avaliado em exames na sexta e no sábado.

"O judô está sempre evoluindo e a gente tem que estar sempre estudando. É muito importante para quem trabalha ensinando judô, como eu, sempre aprender mais para poder repassar aos nossos alunos e atletas. E como árbitro também entender a dinâmica do judô para poder melhor avaliar as situações de luta e minizar os erros. É maravilhoso o que a CBJ está fazendo pelo judô brasileiro. Essa iniciativa da Confederação e do presidente Silvio é muito importante para o judô nacional. Está de parabéns mesmo", enfatizou o professor e árbitro Diomedes Reis, do Amazonas, um dos alunos inscritos no curso de Instrutor.

Atualmente, a IJF Academy disponibiliza em sua plataforma digital quatro cursos diferentes para atletas, treinadores, árbitros, e gestores que trabalham com judô: Instrutor de Judô, Treinador de Judô, IJF Nage-Waza e Katame-Waza, além do Certificado de Gestão Esportiva no Judô. Todos eles são online, gratuitos e têm um período de aulas práticas, exceto o curso de gestão esportiva.

O módulo Instrutor destina-se a auxiliar treinadores de Judô para um trabalho eficaz com atletas jovens e iniciantes, que competem, sobretudo, a nível nacional. O programa desse curso engloba disciplinas teóricas, habilidades práticas de treinador e oferece mecanismos para que os técnicos continuem aprendendo.

A previsão da IJF Academy é abrir uma nova turma para o nível Instrutor em fevereiro de 2020. A CBJ divulgará em seu site oficial os critérios de participação e o período de inscrição quando aberto. O curso é gratuito e as despesas de hospedagem e alimentação são financiadas por meio do programa Solidariedade Olímpica. do Comitê Olímpico Internacional. Para mais informações, acesse www.academy.ijf.org 

Parceria com Unesp e CONFEF garante doação de livros aos alunos e à biblioteca digital da CBJ

No primeiro dia de aulas, os alunos receberam um kit de estudos feito com material reciclável com caderno, caneta e um lápis com sementes no lugar da borracha. A iniciativa é uma das ações da CBJ para comemorar o Dia Mundial do Judô, cujo tema neste ano é Plante uma Árvore.

Além disso, a Unesp e o CONFEF fizeram uma doação de livros específicos de judô dos professores Alexandre Janotta Drigo, Antônio Calos Tavares Junior e José Olivio Junior, que ainda ministrou uma palestra sobre a pedagogia complexa do Judô.






Visualizar mais fotos


Veja Também
13/11/19 15:45 Seleção brasileira de judô é convocada para o último Grand Slam do ano, em Osaka, no Japão 12/11/19 17:54 Em Brasília, CBJ debate participação de atletas e preparação para Tóquio, na Comissão do Esporte, da Câmara dos Deputados 11/11/19 15:34 Em ação de integração com Federação, CBJ recebe visita de dirigentes e árbitros do Rio de Janeiro 11/11/19 10:59 Brasil fatura 50 medalhas nos Pan-Americanos Sub-13 e Sub-15 de Judô disputados no México 09/11/19 20:15 Seletiva Sub-21 de judô conta com clubes tradicionais de outros esportes 09/11/19 20:13 CBI: Seletiva Nacional Sub-21 chega ao fim com campeões dentro e fora do tatami 09/11/19 20:09 Da lesão ao título: Marcos Santos (81kg) celebra recomeço com primeiro lugar no CBI Seletiva Nacional Sub-21 09/11/19 20:08 Coração Valente! Técnico piauiense retorna às competições após passar por transplante de coração 08/11/19 21:41 De olho no bicampeonato, Luiza Cruz quer final “caseira” na Seletiva Sub-21 08/11/19 20:30 CBI: Seletiva Nacional Sub-21 tem sete clubes campeões no primeiro dia
PATROCINADORES
PATROCINADOR OFICIAL
FORNECEDOR OFICIAL
Apoio
PARCEIROS DE MÍDIA
Apoio
Travel Ace Assistance
Siga-nos nas redes sociais
Confederação Brasileira de Judô
Horário de funcionamento: Segunda à Sexta das 9h às 18h
Rua Capitão Salomão, 40 - Humaitá - Rio de Janeiro - RJ / Brasil / CEP: 22271-040
Tel: 55 21 2463-2692 / Fax: 55 21 2462-3274
Website por RDWEB